sexta-feira, 27 de março de 2015

porque hoje ainda é sexta #12


Somos treinados, para responder mais do que incentivados a compreender e a aceitar as coisas como elas são.
Ficamos ansiosos quando não temos a resposta na ponta da língua, ou quando alguém nos toma por tolos.
Ficamos a remoer naquilo que podíamos ter dito e não dissemos, e tão bem que tínhamos saído desta ou daquela situação se na altura nos tivéssemos lembrado desta resposta que lhe "assentava que nem uma luva".
Parece que ficamos com o ego destroçado enquanto os outros batem no peito como o tarzan porque são os maiores, os mais rápidos na resposta maldosa.
Falo disto com algum conhecimento de causa, porque sou perita em lembrar-me das boas respostas mais ou menos uma hora depois. Tenho um delay de uma hora.


Pode ser que seja uma defesa, um comportamento inato de ignorar de forma natural toda a parvoíce com a qual tenho a (in)capacidade de conviver no dia-a-dia.
Neste sentido, consideramos o comportamento adquirido, aquele em que socialmente somos forçados a ter, tido como o correcto, ou seja, a dar uma resposta "bem dada" a "quem estava mesmo a merecê-la". Quem não consegue chegar a este nível de desenvolvimento perde as discussões, fica por baixo, nunca sai a ganhar.
Mas será que só por si essa resposta não nos deixa mais azedos? Não nos deixa a remoer "no que ela disse e no que eu lhe respondi"...é satisfatório esse sentimento? não pois não?
Fica tudo mais ou menos pior do que estava.
Talvez (digo eu) o melhor a fazer seja compreender as pessoas tal como elas são e a sua necessidade de nos fazer sentir mal acerca daquilo que for. O seu comportamento  e  agressividade dizem mais como essas pessoas se sentem, de tal forma que que precisam de nos fazer sentir mal.
Quanto menos respondermos a pessoas argumentativas com discursos críticos e rudes, melhor nos sentiremos.
O verdadeiro comportamento que demarca a maturidade, denota-se quando alguém nos magoa, e em vez de nos vingarmos, tentamos compreender e aceitar o porquê da pessoa ter feito aquilo que fez. 
Vai-se a ver e sou muito mais adulta do que pensava.

Bom fim de semana.
Obrigada por lerem

2 comentários:

  1. Creio que a maternidade me trouxe 'disto' ;)
    Já fui delay de dias e já fui do estilo granada!
    Com o nascimento da minha filha já ouvi tantos palpites (e alguns tão parvos) que creio ter ficado mais imune à coisa!
    Ou isso.. Ou vai-se a ver e estou mais adulta do que pensava ;P

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados