quarta-feira, 14 de maio de 2014

já agora...a propósito da aritmética dos filhos - parte II

via
Enquanto ainda não temos filhos, mas esperamos um dia vir ter, vamos observando os filhos dos outros. Dos primos, dos amigos, dos vizinhos. E pensamos, para os nossos botões: "isto vou fazer", "aquilo não vou fazer", de acordo com os padrões de educação que tivemos (ou não), de acordo com as nossas expectativas do que é ser um "bom pai ou boa mãe". Temos certezas, mas (à partida) sabemos que não será fácil. Mas temos as nossas teorias, as nossas ideias, e quanto mais adiamos a maternidade mais expectativas, mais teorias temos, mas isso são "outros quinhentos"...
Enfim já aconteceu a qualquer mulher antes de ser mãe, soltar uma opinião, uma teoria, qualquer coisa assim genial perante uma amiga com um filho que esteja aflita com qualquer coisa, não interessa o quê, seja uma birra, seja uma dor de barriga, seja o que for. Perante essa mesma opinião (que raramente é solicitada) a resposta é automática: "Quando tiveres um (filho) logo vês...", o que significa, logo vês se tens tantas ideias, logos vês se és tão inteligente como pensas:  L-O-G-O  V-Ê-S!!!
Na realidade o ajustamento das nossas expectativas do bebé e do filho imaginário ao bebé real não é propriamente fácil, é preciso tolerância, é preciso aprendizagem, conhecimento do outro, enfim, leva o seu tempo.
A verdade é que enquanto não somos mães, nem pais, ninguém nos leva a sério, especialmente e principalmente os que já têm filhos.
Mas vai-se a ver e quando já temos um filho, afinal, até conseguimos fazer algumas coisas a que nos propusemos, seja rotinas diárias, seja o estabelecimento de determinadas regras.
Felizmente não conseguimos aplicar tudo, porque não somos perfeitos, e isso seria uma chatice.
Se por caso, se cai no erro de admitir, que além de termos um filho, continuamos a ter vida de casal, que conseguimos conciliar o trabalho, que conseguimos metê-lo na cama às 9 da noite, que tirou as fraldas aos dois anos...a resposta do outro lado continua a ser automática:
"Isso é porque só tens um...quando tiveres outro logo vês!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados