quarta-feira, 11 de junho de 2014

actividades €speciais


foto aqui

Conta-se que Freud foi um dia abordado numa 
festa elegante por uma senhora que lhe perguntou 
ansiosamente como havia de educar os filhos. 
E Freud ter-lhe-á respondido, galantemente: 

«Madame, por melhor que faça, nunca fará bem.»

retirado do livro
"Não há Famílias Perfeitas"
Marta Gautier

Mas, se realmente o quiser fazer bem, o quiser fazer à séria, porque isto da maternidade não é para amadoras, nem se aceitam cá "desmazelos"...
Comece por seguir estas guide lines, que a irão orientar na tarefa de ser uma mãe "mais-que-perfeita".



1) Acompanhe os seus filhos desde tenra idade (2 meses mais ou menos) a todas e quaisquer actividades que mostrem como fazer as coisas bem - ou seja melhor do que você faria, há que respeitar as especializações também na maternidade -  a saber: música para bebés, dança para bebés, culinária para bebés, leitura para bebés, ginástica para bebés, natação para bebés, observação de estrelas para bebés...escolha ou melhor ainda vá a todas. Uma mãe como deve ser vai a todas...

2) Nem se atreva a tentar fazer qualquer uma destas actividades por conta própria (deixe a especialidade para quem sabe), são tarefas que requerem muita preparação, muitos anos de estudo e know how por parte de pessoas que se formaram nessa arte de saber o que é o indicado para os filhos dos outros. Obviamente que esta pessoa não é você, porque raio é que você " a mãe" saberia qual a música mais indicada para o seu filho ouvir entre os 24-36 meses, ou qual a melhor ginástica para estimular a mielinização dos neurónios do seu filho? não sabe pois não? bem me parecia. Então vá. Precisa mesmo de ir. Para se sentir mais segura.

3) Quanto mais dinheiro e  tempo gastar neste tipo de actividades "próprias" para bebés, melhor mãe será! O tempo que gasta de um lado para o outro será proporcional à sensação de satisfação e alegria que irá sentir, assim de uma forma (quase) instantânea. Irá sentir uma espécie de reconciliação consigo mesma, um sentimento de que está a fazer o que está certo, em última instância está a fazer o seu dever. Nada no futuro lhe poderá ser atirado à cara, por não ter "passado tempo de qualidade com os seus filhos" ou de não lhe ter proporcionado "actividades enriquecedoras". Tudo menos isso!!

4) Mesmo que não lhe apeteça ir, motive-se, veja estas actividades como um investimento no desenvolvimento emocional do seu filho, não vá o puto rebelar-se na adolescência (isso seria muito estranho e completamente fora do comum) e depois atirar-lhe à cara que a sua mãe não investiu suficientemente na relação..."ah e tal só me davas telemóveis e tablets..."

5) Livre-se de ligar o rádio em casa e começar a cantar e a dançar - assim espontaneamente - com o seu filho. Nunca tente fazer um bolo com o seu filho - é uma tarefa dificílima, muito trabalhosa, praticamente impossível de se executar em contexto caseiro.
Não tente correr ou brincar no parque com o seu filho só porque lhe apetece. Essas actividades só são mesmo boas se forem pagas, se for preciso fazer  inscrições, guest list, acessórios de oferta. Se é para fazer alguma coisa mais vale fazer bem feito, não acha? pois...

6) Os livros pertencem às bibliotecas - é o sitio onde vamos com os nossos filhos, não para requisitar livros de histórias, mas sim para ouvirmos outras pessoas contarem histórias. Assim sentimos que aquele é um momento só nosso com eles, mesmo verdadeiro, nada artificial. A história de levar livros para casa, lê-los com os filhos e depois ir devolvê-los já passou à história - vai-se a uma sessão de leitura e faz-se logo tudo, lê-se interpreta-se...levar e devolver os livros? com tanto que há para fazer...por favor. Esqueça de uma vez por todas outra história, aquela de que "as crianças se fazem leitoras no colo dos seus pais"...passou à história.

7) Se quiser observar estrelas...um nível já muito avançado no que toca às actividades especiais com pais e filhos, inscreva-se numa sessão no planetário. Só lá é que se conseguem ver as (melhores) estrelas. O resto é conversa, lá está. Coisa de amadores. Lá poderá ter a a orientação de um astrónomo, um técnico especializado, que explique minimamente os detalhes das constelações. Esqueça o "ahhhhhh" ou "são tantas..", ou ainda "aquelas parecem formar um guarda chuva" não oriente a criança para o erro subjectivo ou para a utilização da imaginação.

Só assim seguindo estas guide lines, que poderão ser meras directivas, mas que levam muito a sério a tarefa da maternidade, se conseguirá educar como deve ser.
E a maternidade é a liga dos campeões, só há lugar para as melhores - as que fazem mais.
Talvez não exista a perfeição, mas com treino e persistência vai-se lá.

2 comentários:

  1. E quem diz maternidade diz paternidade...
    E saio daqui com a forte convicção que como pai sou uma porcaria! ;)

    Gostei do blogue, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no que se refere às actividades "especiais", falar em maternidade ou paternidade vai dar ao mesmo.
      E sim, todos nós que somos pais, dia sim, dia não sentimos que somos uma porcaria. Quer façamos ou não actividades especiais.
      Mas tentar ser mais-que-perfeito é que é uma porcaria.
      Obrigada ;)

      Eliminar

diz o que pensas

perdidos e achados