segunda-feira, 1 de setembro de 2014

o ano começa em setembro


Para mim a vida sempre se viveu de acordo com o ano lectivo. 
O calendário civil a mim nada me diz. Um novo ciclo começa sempre em setembro e termina em agosto.


Será natural compreender a minha lógica enquanto menina, enquanto adolescente, enquanto jovem adulta a estudar, dado que prolonguei os estudos até aos trinta anos.
Não obstante, (quase) sempre tenho trabalhado em escolas ou em instituições ligadas às escolas.
O entusiasmo que ainda sinto quando me lembro de ir comprar os livros novos, de abrir os livros novos, de ter gosto em tanta coisa nova que ia aprender, e de contemplar e cheirar os livros (não sou a única, há mais gente a fazer isto e que eu saiba ainda não vem no DSM).
Tem graça que nunca ouvi os meus pais a queixarem-se que era setembro e "tinham" que me comprar os livros, que eram muitos caros ou o diabo a quatro. Sempre tive livros novos até ao 12º ano e o entusiasmo nunca mudou. Houve outras coisas que certamente gostaria de ter tido, mas os livros nunca me faltaram. Talvez tenha sido por isso que sempre tive uma boa relação com a escola e percebido também desde cedo acerca da sua importância para  construção do meu projecto de vida.
Mas o que eu queria mesmo dizer é que setembro traz sempre novos desafios, novas oportunidades, novas ideias, novas perspectivas sobre coisas esquecidas na gaveta. 
Este mês traz a motivação para começar de novo, traz ânimo para ir à procura daquilo que queremos.
Não me custa deixar as férias porque me faz bem voltar a casa, porque é sempre bom ir, mas é muito melhor voltar das férias
A minha vida explica-se em anos lectivos, no campo profissional, no campo emocional e até no campo familiar :)
Pois que comece setembro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados