terça-feira, 25 de novembro de 2014

ir vs ficar

Créditos de Imagem
Porque motivo, conhecemos pessoas mais descontraídas, alegres, generosas e resilientes, enquanto que conhecemos outras mais inseguras, dependentes e pessimistas? Será que tiveram experiências de vidas iguais ou distintas? Será que umas foram bafejadas pela sorte e outras não? O que as distingue além dos seus traços de personalidade?
Todos os dias nos cruzamos com pessoas que ao mínimo obstáculo desistem da sua viagem, enquanto que há outras que sobem montanhas e enfrentam tempestades para alcançar os seus objectivos.
Talvez tenhamos sido mesmo programados para ser de uma maneira ou de outra. Inconscientemente programados talvez. 
Talvez qualquer teoria determinista nos diga que os problemas que enfrentámos no passado tenham levado o melhor de nós, e que não há já muito a fazer em relação a isso, mas também é possível mudar, resistir, ser resiliente e escolher ver o lado melhor de tudo, tudo na vida.
A partir do momento em que temos consciência do poder que há na escolha, a responsabilidade da nossa vida pertence-nos. Não há motivos para culpar ninguém, nem mesmo quem nos programou.
Há quem viva inconsciente por muito tempo e desperte, mas também há quem desperte e não consiga acordar e seguir em frente. 
O potencial de mudança que existe em cada um de nós, é a medida exacta para o caminho que escolhemos fazer na nossa vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados