quarta-feira, 29 de abril de 2015

organização da casa 1.0: acessórios


Este não é um blog de moda, mas é um blog de quem gosta de coisas bonitas, sejam elas pulseiras, relógios, agendas, tapetes para a sala, chávenas, bules, t-shirts com frases originais, 
Mas ainda gosta mais de manter tudo no seu devido lugar, seguindo o mantra obsessivo "tudo nesta casa tem um lugar". 
Assim seguindo os posts feitos anteriormente de organização da casa 1.0, sobre o hall de entrada, centros de correio e decoração com quadros, eis que surge uma nova ideia (obrigada I) de forma a sugerir novas formas de arrumação de acessórios, lenços, cintos, pulseiras, fios, relógios, anéis, óculos de sol....
Uma boa dica que posso dar é que é preciso "destralhar" de vez em quando este departamento, tirar aqueles acessórios que estão partidos e arranjar (ou não), doar ou vender aqueles que não vamos mesmo usar (sejam criticas), deitar fora os acessórios dos anos 90 (quem tem filhas pode guardar para mostrarem como foi a vossa adolescência). Ou seja não sejam lamechas com os anéis de pechisbeque que compraram na rua Augusta há mil anos atrás, não se agarrem a isso porque não é vintage, é só piroso.


Posto isto, outra sugestão é que dividam as águas, separem os acessórios que se compram na parfois, na mango, na zara, na lanidor, daqueles que são mais valiosos, que são em prata, ouro, que têm brilhantes verdadeiros e coloquem-nos numa caixa de jóias como deve ser, há muitas à venda em lojas de decoração ou online. Se quiserem colocar as vossas jóias numa caixa de jóias em madeira decorada com a "técnica do guardanapo" também o podem fazer. Gostos não se discutem.
Depois de terem feito esta triagem podem arrumar os vossos acessórios como mais gostarem, mas de preferência dentro de gavetas, não sou grande apreciadora de expositores onde se colocam todos os acessórios e depois aquilo parece uma loja e como temos tantas opções acabamos por usar sempre os mesmos porque somos incapazes de escolher bem. Se for um expositor pequeno com algumas peças parece-me bem porque além de ficar bonito, é funcional porque dá-nos opções e inspira-nos.
Para organizar os acessórios dentro de gavetas pode-se optar por divisórias feitas especialmente para esse efeito como há no ikea ou em outras lojas de coisas para casa, ou então podemos improvisar/reciclar e colocar caixas/organizadores de talheres, chávenas...wherever, o que tiverem em casa, sejam criativas, desde que as coisas não fiquem todas amontoadas e se abra a gaveta e se consiga perceber tudo o que lá está.
O ideal seria termos um único móvel para guardar todos os acessórios, que por sua vez estaria localizado num closet de sonho, mas enquanto não há tanto espaço disponível (€) podemos ser organizadas da mesma forma, mesmo que seja da forma do it yourself, porque vale mais usufruir do valor que damos às nossas coisas quando estão arrumadas e sabemos onde as encontrar. E assim podemos usá-las. Já agora dava jeito.










3 comentários:

  1. Ótimas dicas. Adorei as divisórias nas gavetas.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post óptimas dicas! Também sou um bocadinho (muito!) obsessiva com arrumações e tudo no seu devido lugar :)
    Bj S

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados