terça-feira, 5 de agosto de 2014

Teresa a palavra é: Grenzbegrifflich



artigo completo aqui


"Se você tem uma ideia incrível é melhor fazer uma canção

Está provado que só é possível filosofar em alemão."


Língua
Caetano Veloso

O Caetano Veloso, canta esta letra, dizendo que a língua alemã é tão especifica, tão especifica que é óptima para descrever minuciosamente todas as coisas, mesmos aquelas coisas que não se conseguem explicar bem com palavras. Mas o alemães conseguem.



Estou longe (far far away) de ser uma entendida em  gramática germânica, mas parece-me que a língua alemã tem expressões para tudo porque juntam palavras, construindo outras novas que continuam a ter significado não perdendo a sua origem mas trazendo um novo entendimento sobre algo que seria indescritível. Se este blog tivesse leitores poderiam criticar-me/ou explicar-me se aquilo que eu estou a escrever é uma enorme parvoíce ou não.
Isto tudo para dizer que a palavra que eu aprendi recentemente em alemão é: Grenzbegrifflich!!
que nem sequer a minha prima que é professora na Alemanha sabia, mas depois de lhe mostrar depressa a decifrou, dizendo que Grenze  significa fronteira e sugere que o significado vai além do que se pode exprimir.
De acordo com o artigo que eu li acerca desta palavra, neste siteGrenzbegrifflich descreve aquilo que é muito real, mas que vai para além da análise e descrição.
O termo pode ser utilizado sempre que nos confrontamos "com aquelas coisas que temos a certeza serem verdadeiras, mas para as quais não temos uma evidência que comprove aquilo que estamos a sentir". É como tentar explicar como uma determinada música mexe connosco ou o porque de nos termos apaixonado por "aquela pessoa".
No artigo também é colocado ênfase no porquê de precisarmos utilizar esta palavra, parece que ao utilizá-la compreendemos que "existe para além daquilo que vemos ou conhecemos, mais qualquer coisa, uma realidade para além daquilo que compreendemos. E isso é estar aberto, para o facto de que existem outras formas de conhecimento do mundo além do conhecimento através do intelecto".

Adorei saber o significado desta palavra, para mim tem muito "significado", até porque há muitas coisas para mim que sinto e que vejo, que vão para além daquilo que se pode explicar ou exprimir. Não tenho a certeza é de como a pronunciar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados