terça-feira, 16 de setembro de 2014

como armadilhar um casamento em três tempos #1


Há um filme de que gosto particularmente, ainda que sob o rótulo de comédia romântica, relata de forma caricaturada os maiores erros que as mulheres cometem quando namoram com um homem e  desta forma sabotam ainda que inconscientemente a relação.



 O filme funciona mais ou menos no modo de pedagogia invertida, se não queres que isto te aconteça não faças isto, isto e isto. Chama-se "Como perder um homem em 10 dias", traduzido à letra do inglês, e de uma forma directa, a protagonista sob o pretexto de escrever um artigo para uma revista feminina, leva à letra o titulo do artigo e põe em prática com o namorado os dez maiores erros que as mulheres cometem nos seus relacionamentos e que podem obviamente deitar tudo a perder, nomeadamente, sabotar as suas noites com os amigos, mudanças de humor repentinas, levar as suas coisas para casa do namorado sem ele saber, começar a falar em família e filhos, assim logo no segundo dia. Enfim, meter os pés pelas mãos e assustar o homem (mas tendo em conta as falhas graves de que pretendo falar, até acho que esses erros são brincadeiras de meninos).
Perante uma situação real, considero que um homem ou uma mulher que se depare com este contexto o mais saudável a fazer é fugir. Fugir muito depressa. O patológico será continuar a insistir durante uma e outra vez neste tipo de relações, à espera que o outro mude, e que a relação mude para melhor. Esqueçam.
No final eles ficam juntos, porque o amor vence tudo porque afinal ele gostava mesmo dela e ela gostava mesmo dele. Pois mas isto é um filme. Na vida real o filme é outro. Ninguém aguenta tanto. Até pode aguentar mas não será por muito tempo.
Todos os dias estou em contacto com casais (dis)funcionais, quer de modo profissional ou pessoal. Eu incluída, por isso sei daquilo que escrevo. E mentalmente tenho vindo a fazer uma lista daquilo que pelo sim, pelo não é melhor não fazer se queremos continuar a viver a nossa vida com alguém que escolhemos entre a multidão, e que achamos que iria ser "para sempre". A lista aumenta de dia para dia.
Mas, se quiserem, assim, à séria, de modo inequívoco, acabar com o vosso relacionamento, façam isto, porque garanto que funciona, pelo que eu tenho visto nos outros. Eu tenho plena consciência de quando estou a cometer qualquer um destes erros. O que me incomoda ainda mais, porque eu sei o que estraga sempre tudo. Agora vocês ficam a saber também. Assim só para vos roer na consciência cada vez que metem o pé na poça. Utilizem a informação como quiserem, para o bem e para o mal. Prometo ir actualizando esta lista.

1 - Fingir que está tudo bem quando não está
Se discutirem, se estiverem em desacordo, a seguir, o que se deve fazer, é fazer de conta que não é nada, que está tudo bem.
Normalmente a coisa até se pode resolver desta forma: Ele: O que é que tens? Ela: Nada.
A mulher diz sempre que não é  nada, se o homem acreditar que está tudo bem, o que acontece na maioria dos casos, a coisa tem tudo para dar certo, porque ela vai continuar a remoer em alguma coisa que não ficou resolvida, e está à espera que ele adivinhe o que é (esta também é uma situação hilariante) e a partir daí vai continuar a guardar ressentimento, a ficar angustiada. O bom é que normalmente até começa por uma coisa insignificante (ou não) como por exemplo umas cuecas dele que ficaram caídas no chão da casa de banho, mas depois vai evoluindo para algo mais sério, como ela ter uma entrevista para um emprego e ele nem lhe pergunta como correu, e desvaloriza-a completamente.
O auge (e o desejável para que isto funcione bem) será um acumular destas coisas "pequeninas" que ficam todas por resolver, até que se fique no ponto de "paz podre", ou seja, aparentemente está tudo bem, mas interiormente está tudo mal, porque não se conversa, não se pede desculpa, não se diz nada ao outro, porque já não vale a pena, porque o outro já não vale a pena. Então continuamos assim. vamos andando. vamos a ver no que dá.
Há casais que se tornam muito bons nisto do fingir, de manter as aparências, quer um para o outro, quer para os outros, família, amigos. É que são mesmo bons nisso e até enganam muita gente.
Resta saber até quando se vão continuar a enganar a si próprios.


Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados