sábado, 20 de dezembro de 2014

consciência moral no Natal


Imagem aqui 
Depois de o meu filho mais velho ter ficado muito triste (e com razão), por um pequeno desentendimento familiar, eu cheia de culpa numa tentativa de consolá-lo instantaneamente, porque sabia que não era aquilo que lhe ia tirar o desgosto, mas não custava tentar e eu lavava um bocadinho a minha alma da culpa que sentia por não ter chegado a horas à inauguração do presépio da sua escola, e por consequência não o ouvi cantar...
Chegados a casa disse-lhe assim: Olha porque é que não vais tirar um chocolate da árvore de Natal?
O miúdo olhou para mim espantado, uma vez que eu lhe tinha dito que não eram para comer (logo) , porque senão chegávamos ao Natal com o pinheiro sem chocolates...
Respondeu-me assim: Mãe anda lá comigo ao meu quarto...
Fui com ele e apontou para uma cesta cheia de brinquedos pequenos: animais, carros, bonecos...
Não percebi o porquê até que ele me mostrou no meio dos brinquedos um sino de chocolate da árvore de Natal....
Além da surpresa que o puto apanhou de eu o mandar tirar um chocolate "daqueles", a sua expressão também revelava alguma culpa por ter tirado da árvore um chocolate às escondidas na esperança que eu não percebesse...
Percebendo imediatamente o dilema moral que se estava a formar naquela cabeça pequenina com aquele coração apertado, disse-lhe: "Tiraste sem a mãe saber?"
"- Sim Mãe, este era um segredo só meu".
Que é como quem diz: Não aguentei a culpa de guardar um chocolate roubado da árvore à socapa, depois de tu me dizeres para comer um sem mais nem menos (not). Mal sabia ele que quem estava cheia de culpa era eu.
Deu para perceber que não vale a pena estar com ameaças de meia tigela do género: "Porta-te bem senão pai Natal não te traz os presentes que pediste!!!", porque eles têm plena consciência (e se pesa) de quando se portam bem ou menos bem. 
Mas em todo o caso, prefiro ser eu a ficar com a culpa, porque não se pode comparar o chegar atrasado à inauguração do presépio com o roubar um chocolate da árvore.
Miguel 1- Mãe 0.

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados