quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

abracadabra


Muitas pessoas hão-de julgar, que a hipnose é coisa que pertence ao mundo do espectáculo, em que pessoas são sugestionadas a fazer determinadas coisas num estado de transe hipnótico, ou ainda como ajuda terapêutica desde que levada a cabo por um clínico experiente. Tudo isto pode parecer surreal, mas trata-se de uma técnica aceite clinicamente.
Contudo, a hipnose não está tão distante de nós quanto isso, uma vez que, é algo que todos fazemos diariamente, sem os comandos habituais (está a sentir-se cada vez mais lento) ou mesmo sem a voz monocórdica do hipnotizador. A hipnose é apenas e tão somente uma forma de aprendizagem inconsciente e cada vez que utilizamos determinadas formas de falar com os nossos filhos, conseguimos penetrar no seu inconsciente, programando-os sem que nós próprios tenhamos a consciência de que o estamos a fazer...
A má noticia é que todos os dias incutimos no nossos filhos mensagens (inputs) e caso contenham a informação errada ou distorcida podem ter repercussões para o resto da vida. "Olha que vais chegar atrasado", "És um desastrado", "És sempre a mesma coisa", "Nunca fazes aquilo que te digo", "Tiras-me do sério", "Não consigo dar conta de ti", "Não fazes nada de jeito". E podemos ficar por aqui, já deu para perceber a ideia. As crianças que ouvem constantemente este tipo de "elogios" terão uma maior propensão a dizerem perante uma crise ou dificuldade com que se deparem, que não sabem o que fazer, ou que não não são capazes de fazer seja aquilo que for.
A boa noticia é que, se já sabemos  como funciona, e já que a mente de uma criança está ávida por saber que tipo de pessoa é, quem é, se tem habilidade para fazer determinada coisa ou não, mais vale que lhe demos a imputação certa e aquela que fará dela uma pessoa mais confiante.
Vale a pena parar e contar até dez (ou até cinquenta) antes que nos saia da boca algo que, em primeiro lugar, nem sequer é verdade na maior parte dos casos, e em segundo lugar pode ter consequências quer ao nível das crenças que a criança tem acerca de si, quer acerca da forma como ela lida com essas crenças.
Vale a pena reflectir acerca de quão diferente será a vida dos nossos filhos, se eles tiverem a convicção de que são verdadeiramente o melhor do nosso mundo. 



Inspiração aqui

2 comentários:

  1. Sou um pouco incrédula em relação à hipnose....também não é fácil saber o que é certo ou errado..

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha pensado nisso dessa forma


    tarasemanias.pt

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados