terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

10 maneiras de dizer não (aos outros)

Dizer não, é por vezes (ou muitas vezes/sempre) muito difícil. Porque queremos agradar a toda a gente, queremos que gostem de nós, não queremos desiludir ninguém, nem desapontar, nem que fiquem a penar que somos más pessoas, mal agradecidos, e por aí em diante. Somos pessoas do sim, “sim isto, sim aquilo, sim sou capaz, sim dá-cá isso que eu faço, sim não te preocupes, sim vai lá passear que eu fico em casa a cuidar dos miúdos, sim eu sou capaz de fazer muita coisa ao mesmo tempo, sim eu sou a maior, sim eu faço tudo, as minhas coisas e as dos outros também porque sou boazinha”. Sentimos culpa por não "estar lá" para os outros e acabamos por colocá-los em primeiro lugar em detrimento nós próprios.


Saber colocar os nossos interesses em primeiro lugar faz toda a diferença em como nos sentimos em relação a nós próprios (aquela coisa que se chama auto-estima) às mais pequenas coisas, ao menor contratempo que podemos ter ou à maior contrariedade que nos pode acontecer e estragar (ou não) o dia. Tudo depende da forma como nos colocamos a nós em primeiro lugar (ou não). E se nós não o fizermos, não são os outros que o vão fazer.

Sabemos que há pessoas que se escapam sempre a ajudar o outro que têm sempre desculpas esfarrapadas, mas não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de pessoas que nos roubam tempo, que nos cansam, que nos incomodam verdadeiramente, que nos enchem a cabeça com os seus problemas imensuráveis, incontroláveis e insuportáveis. Quando dizemos não aos outros, “só” estamos a dizer sim a nós próprios, à nossa vida, às nossas escolhas. Não é a resposta. Temos pena. 

1 comentário:

  1. Difícil, bem difícil muitas vezes, mas necessário dizer não quando preciso.

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados