sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Afinal este já não é o meu trabalho de sonho




Quando li este post, lembrei-me deste pequeno excerto do filme Madagáscar 1, em que depois de se apoderarem do navio, os 4 pinguins rumam em direcção à antártida, lugar para onde sempre desejaram ir, e onde pensavam ver concretizadas as suas aspirações....já que eram pinguins. Seria natural que  ao menos se sentissem bem na Antártida, mas não. Aquilo que se vê são quatro pinguins a olhar para o nada, só gelo e neve à sua volta, um enorme vazio e um sentimento de desajuste e desilusão que se traduz na seguinte frase: "This sucks!" ou na versão portuguesa, "Isto é uma porcaria!". A triste conclusão de que afinal não é bem aquilo que queremos da nossa vida.


A questão é que eu ainda estou na Antártida. Também eu imaginei que o trabalho que tenho hoje seria o meu trabalho de sonho, a trabalhar na área para a qual me formei, com a faixa etária que desejava trabalhar.Fiz de tudo para ter este trabalho, bati a todas as portas. Depois lutei por ter um contrato de trabalho e mesmo assim continuo a sentir-me no meio do gelo e do nada. Se me sinto realizada a fazer o que faço? Até sinto, seria injusto dizer que não. Mas também sinto que me falta qualquer coisa, que sou capaz de mais e melhor, e que por muito que faça não poderei mudar "a forma como as coisas se fazem por aqui"  e com as quais não concordo. Estou grata pela oportunidade que me foi dada, mas não posso ficar agarrada a isso para sempre como se de uma bóia de salvação se tratasse enquanto vejo a minha vida, os meus sonhos passarem diante dos meus olhos.
Por isso é que quando leio testemunhos de pessoas que conseguiram dar o salto e dizer que são capazes de fazer mais e melhor em nome próprio, que são capazes de realizar um projecto no qual acreditam sem se deixar levar por velhos do Restelo ou bota abaixismos. Fico emocionada quando vejo pessoas que são capazes de mandar uma pedrada no charco e dizer, "eu agora vou por outro caminho, e vou fazer outra coisa". E digo a mim própria: viste ele conseguiu.
Ou melhor, ainda há esperança de um dia sair da antártida.
Mas ainda bem que vim para a Antártida porque caso contrário nunca saberia para onde queria ir. E saber onde não queremos estar já é um começo. Um dia vai ser dia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que pensas

perdidos e achados