terça-feira, 9 de setembro de 2014

pedagogia do oprimido*


Que amigas minhas que não têm filhos, ofereçam ao meu filho mais velho, plasticina, conjuntos de moldagem e o diabo a sete eu ainda compreendo. Ainda não sabem o quanto aquilo custa a sair das carpetes.
Ah e tal é bom para estimular a criatividade. É sim senhor. Os miúdos ficam entretidos muito tempo. Ficam com certeza, brincamos aos restaurantes, fazemos pizzas, misturamos a cores todas sempre no fim...depois nós voltamos as costas seja para ir à casa de banho, para ir apagar o fogão ou para ir pôr a chucha no mais novo e quando voltamos há plasticina (coisa-boa-e-educativa-que-estimula-a-criatividade) espalhada pela roupa, pelo sofá...


Agora pensem numa coisa minhas fofinhas: na escola, eles também brincam com plasticina, com massa de moldar, com barro. Não se preocupem porque há mil e uma maneiras de estimular a criatividade de uma criança sem implicar que a mãe esteja constantemente, a lavar a roupa que fica cheia daquela coisa pegajosa e que tem levar  aditivos para sair.
Quando nasceu o mais novo, uma amiga minha trouxe para o mais velho, imagine-se, um kit de moldagem de barro, ele era barro, ele era aguarelas, bem...a minha mãe que cá estava, quando viu a minha cara disse logo assim: "Olha que brinquedo tão giro vamos levar para casa da avó!".Ser mãe é isto, é antecipar muitas vezes as necessidades dos filhos. Funciona é para os dois lados, para o bem e para o mal, quando queremos e quando não queremos que essas necessidades sejam atendidas. Neste caso, funcionou bem.
No domingo, conseguimos fazer uma mini festa de aniversário ao mais velho (com três semanas de atraso) e eis senão quando, eu reparo que tinha recebido um presente que era uma mala enorme de pinturas. Ele era guaches, canetas, lápis de cera, giz, e duas embalagens de plasticina :) tudo dentro de uma caixa enorme assim do género embalagem do skip xxl. Assim quase, quase, que pergunto se a caixa também trazia uma embalagem de vanish oxy action gel. Dava jeito. Mas quem ofereceu este "presente" por acaso até é uma pessoa que tem filhos, e logo dois. Por isso não compreendo o porquê de me torturar com este presente. Não sei se já se esqueceu do que é fazer máquinas de roupa. 
Se é bom sujar-se? Sim é óptimo, com terra, lama, a comer gelados, ou esparguete com molho de tomate. É assim que se aprende. Mas com plasticina é escusado. Vamos deixar essas artes decorativas para as educadoras, para a escola onde eles têm um bibe vestido e tudo e onde não há objectos-preciosos-de-decoração, sejam tapetes ou almofadas.
Porque há, uma grande panóplia de actividades que se podem fazer com crianças, essas sim criativas, ficam aqui algumas alternativas pedagógicas.
Deixemos a moldagem da plasticina e do barro para outras ocasiões.
Fora de casa
Em casa da tia.




ideias: Aqui

* Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire 
- um dos mais conhecidos trabalhos do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, onde o autor propõe 
uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. 

2 comentários:

  1. Imagino a trabalheira :)

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  2. E aqueles brinquedos que fazem uma barulheira medonha e cuja pilha parece não ter fim???
    O meu baby ainda vem a caminho mas antes de engravidar sempre tive o cuidado de oferecer às outras mães presentes silenciosos e......... limpinhos ;)

    ResponderEliminar

diz o que pensas

perdidos e achados