segunda-feira, 30 de março de 2015

*os homens são de Marte e as mulheres são de Venus #2


Assim só para começar a semana com o pé direito, lembrei-me de escrever pela segunda vez sobre este tema absolutamente apaixonante que é a guerra dos sexos.
Dando continuidade a uma rubrica inaugurada long time ago, julgo que já é tempo de (peço desculpa pelo pleonasmo) continuar a tentar perceber o que é que os os homens pensam sobre o nosso comportamento quando se põem a analisar aquilo que nós dizemos. Um bocado ingénuos portanto, porque muitas das vezes, nem nós próprias nos percebemos.
A expressão nº 2 é a seguinte: 


#2
"5 minutos"

Se ela se está a arranjar significa meia hora. 
"cinco minutos" só são cinco minutos se for o prazo que ela te deu para veres futebol antes de ajudares nas tarefas domésticas.



Vejo aqui tanto terreno pantanoso Meu Deus. Como é que correm o risco de misturar na mesma frase: gestão do tempo, futebol e "ajudar" nas tarefas domésticas.
Começamos pelo fim: ajudar nas tarefas domésticas é uma expressão nojenta (como diz a outra). Se partem do pressuposto que vão ajudar significa que a obrigação não é vossa, logo é nossa e nós já temos que nos dar por agradecidas se numa máquina, vocês "ajudam" se emparelharem quatro pares de meias. Grande ajuda sim senhor, faz toda a diferença numa cesta de roupa com 8 kg para dobrar, passar e arrumar nas gavetas. Já é motivo para nos darmos por satisfeitas por duas semanas: "Eu dobrei as meias".Devem pensar que tamanho feito vos dá imunidade politica.
Por isso se querem assim já um conselho completamente de borla, não se gabem de ajudar nas tarefas domésticas. Não se vangloriem quando levam o lixo três vezes seguidas, nem quando fazem o jantar, nem quando levam o cão à rua. É a vossa obrigação. Ajudar não existe. Existe partilhar, dividir tarefas. Percebido? É preciso escrever 50 vezes?


Erro Correcção nº 2: já chega de terem a mania de perseguição com o futebol. Ultrapassem isso de uma vez por todas. As mulheres deixam de lado muita coisa que gostariam de ver na televisão em prol dos filhos, em prol da casa, em prol da sua carreira. Tudo porque sabem priorizar aquilo que é mais importante na vida, no agora. Aprendam a fazer o mesmo. Porque se "elas" não o soubessem fazer, vocês não tinham o equipamento de futebol lavado todas as segundas e quintas à tarde, vocês na podiam ir fazer btt ao domingo de manhã, vocês não tinham roupa gira de marca para vestir que "ela" vos compra nos saldos. Se alguma vez vocês tiverem que interromper a visualização sagrada de um jogo de futebol importantíssimo da terceira divisão de uma liga qualquer ucraniana, porque têm que apanhar vomitado de um dos putos da carpete, ou porque têm que ir num instante comprar pão ao pingo doce antes que feche, ou porque têm que estender o bibe da filha mais velha para que seque a tempo para o dia seguinte, tenham paciência. Encarem tudo com normalidade. Mantenham a  calma. Porque "cinco minutos" podem fazer toda a diferença entre ter ou não pão para o pequeno almoço, pisar o vomitado, e ter o bibe seco e pronto a horas. Vamos recapitular: o que é mais importante? não pisar o vomitado, ter pão para o pequeno almoço, estender o bibe ou ver o jogo de futebol? Já perceberam como é a nossa vida? Temos que explicar o óbvio.
Agora vamos à parte em que vocês gostam de apontar o dedo especialmente quando estão em grupo (sentem mais força eu compreendo), em que dizem que nós as mulheres, levamos séculos para ficarmos prontas. 
Em primeiro lugar, por acaso até são cinco minutos, e não meia hora. Mas se fosse meia hora qual é que era o problema? Sim, porque posso levar meia hora a despachar-me mas eu tenho cabelo até ao meio das costas, preciso de pelo menos um corrector de olheiras para disfarçar que só dormi 4 horas, preciso um mínimo de acessórios. Se eu me despachar em meia hora é espectacular. Sim porque há que fazer tudo enquanto também vestimos as miúdas que "cinco minutos" depois já andam descalças, já perderam os ganchos e entretanto já decidiram comer um iogurte porque tinham "tanta fome" e acabaram por se sujar. 
Já os homens, que podiam de facto levar 5 minutos, levam meia hora. Não percebo. Têm que esticar o cabelo? fazer o risco direitinho com o eyeliner? Qual é a dificuldade em cumprir os cinco minutos?
Contudo existem  excepções à regra, eu admito. Mea culpa.
Eu SÓ demoro mais de 5 minutos quando:
- não sei das chaves de casa
- não encontro as chaves do carro
- não sei onde meti o telemóvel, logo peço para ele me ligar, mas em todo o caso ele leva mais do que cinco minuto aí eu demoro-me mais obviamente
- não sei da minha pulseira da sorte e não saio de casa sem ela
- já estou no carro e me lembro que não tenho a agenda, ou um documento que preciso mesmo e tenho que voltar a casa
- estou tão à pressa que quando estou a entrar no carro e deixo cair a mala e TODO o seu conteúdo fica debaixo do carro.
Portanto, como podem ver, aquilo com que nós temos que lidar que é da nossa responsabilidade é stressante que baste. Não precisamos das vossas ironias de super-bem-arranjadinhos-em-cinco-minutinhos.
Se conseguissem fazer TUDO o que nós fazemos em menos de meia hora aí é que eu vos tirava o chapéu. Quando quiserem cheguem-se à frente. 

*Livro do norte-americano John Gray, especialista no aconselhamento de casais, está há anos consecutivos na lista dos mais vendidos do New York Times. 

2 comentários:

diz o que pensas

perdidos e achados